Hugo França transforma resíduo florestal em Art Design

Dias atrás fui há uma palestra super interessante ministrada por Hugo França, engenheiro e designer brasileiro, um grande criador de fascinantes peças de ecodesign, todas feitas a partir de resíduos florestais. Fiquei encantanda em conhecer mais a fundo suas coleções belíssimas e brasileiríssimas, mas infelizmente, totalmente desconhecidas pelos próprios conterrâneos. Ele deu uma aula de como tudo começou e como se desenvolveu toda a sua trajetória no design. 

Conheça um pouco mais:
O processo de produção das peças de Hugo França confunde-se com o conceito do seu trabalho: a preocupação com o desperdício da madeira e a crença em que há possibilidades infinitas de reaproveitamento deste material descartado por não possuir interesse comercial.

A utilização de resíduos florestais para a produção de peças demanda buscas constantes nas matas da região de Trancoso (BA). Nesses percursos feitos a pé, de jegue, de canoa, Hugo França conta com a ajuda dos indígenas e mateiros locais além do conhecimento da região que ele próprio adquiriu nos 15 anos em que morou no litoral sul baiano. Desde que não tenham sofrido danos irreversíveis, todas as partes da árvore encontradas podem ser utilizadas. Raízes desenterradas, troncos ocos, toras maciças e galhos são transformados pelo olhar de Hugo França em objetos únicos.

A dificuldade de transporte pelo peso da matéria-prima impõe que os primeiros cortes sejam realizados no local onde a árvore é encontrada.
E assim começam a surgir os primeiros sinais de mesas, bancos, cadeiras, aparadores... Nas etapas seguintes, a peça tem seu desenho final definido e recebe acabamento. Durante todo o processo, as formas e texturas naturais são valorizadas de modo que as esculturas mobiliárias remetam sempre àquela que lhes deu origem: a árvore.





 



Nenhum comentário:

Postar um comentário