Oscar Niemeyer: o desconhecido idealizador de casas

Repercurtido no mundo todo, o falecimento desse grande ícone brasileiro, o arquiteto Oscar Niemeyer, morreu nesta quarta, 05 de dezembro, aos 104 anos. Apreciador das curvas em detrimento das formas retas que caracterizam a arquitetura tradicional, ele estava internado desde 02 de novembro. dias no Hospital Samaritano, no Rio de Janeiro. Niemeyer faria 105 anos no dia 15 de dezembro.

Um dos lados menos conhecidos do arquiteto - o de idealizador de casas - ganhou luz recentemente com o lançamento do livro "Oscar Niemeyer: Casas" (Editora GG Brasil), com mais 300 fotos e desenhos de projetos. A publicação reúne ainda citações suas. "O que me atrai é a curva livre e sensual. A curva que encontro nas montanhas do meu país, nos cursos sinuosos dos seus rios, nas nuvens do céu, no corpo da mulher amada", disse, certa vez.

Oscar Niemeyer. Casas é o primeiro livro dedicado unicamente aos projetos, construídos ou não, das casas de Niemeyer. Suas casas dividem-se em três fases, por meio das quais percebemos suas primeiras influencias da arquitetura de Le Corbusier e Lúcio Costa, suas referências coloniais brasileiras e a evolução de seu estilo arquitetônico único, em que o arquiteto assumiu uma crescente liberdade formal fazendo uso da plasticidade do concreto armado. Pouco interessado na produção de sua arquitetura em larga escala, Niemeyer preocupa-se mais com a perfeita implantação de suas casas na topografia do lugar e com sua integração com a paisagem. O resultado é um conjunto de casas únicas que, complementadas pelo trabalho de Athos Bulcão e do paisagista Burle Marx, são, até hoje verdadeiras obras de arte.
Além da emblemática Casa das Canoas, este livro apresenta uma seleção de casas construídas de 1940 a 2005, que inclui exemplares pouco divulgados, como a Strick House, nos Estados Unidos, e a própria residencia do arquiteto em Brasília. Com mais de trezentas fotografias e croquis do próprio arquiteto, Oscar Niemeyer. Casas destina-se a estudantes e a todos os profissionais interessados em compreender a obra de um dos mais importantes arquitetos de todos os tempos.

Alan Hess é arquiteto e mestre em arquitetura pela University of California em Los Angeles (UCLA), onde também lecionou. É autor de diversos livros de arquitetura, entre os quais The Architecture of John Lautner (1999), The Houses of Frank Lloyd Wright (2005), Organic Architecture: The Other Modernism (2006) e Forgotten Modern: California Houses 1940-1970 (2008).


Nenhum comentário:

Postar um comentário